Início > Uncategorized > Obstipação intestinal

Obstipação intestinal

O que é?

A obstipação intestinal ou constipação intestinal, também conhecida como prisão de ventre, e popularmente chamada de intestino preso, é uma condição do intestino que se caracteriza pela lentidão e diminuição no processo de defecação. Essa condição provoca sensações incômodas para os indivíduos, que normalmente deveriam ir ao banheiro todos os dias. Dentre as sensações incômodas que um indivíduo com prisão de ventre pode ter, destacam-se: irritação, desconforto abdominal, agitação, inchaço, insônia, hemorróidas, indisposição, infecções urinárias, fissuras anais e outras.

Causas:

Quando ingerirmos o alimento, ele é encaminhado para o intestino grosso, através do processo de digestão, sua água é retirada, e então ocorrem contrações no intestino, levando o alimento até o reto para o que não foi aproveitado desse alimento seja eliminado. A obstipação intestinal ocorre quando o intestino grosso absorve grande quantidade de água desses alimentos, que resultarão em fezes duras e secas, o que dificulta o trabalho de transporte do intestino para o reto, ou pela inibição da necessidade de defecar, assim o cérebro inibe também os estímulos que fazem a pessoa sentir tal necessidade.

As principais causas da prisão de ventre são:

  • Falta de fibras alimentares necessárias na dieta;
  • Sedentarismo, principalmente para idosos;
  • Medicamentos que agem no intestino, provocando mudanças;
  • Mudanças na rotina, desde uma simples viagem até a gravidez;
  • Ignorar vontades de defecar;
  • Desidratação;
  • Uso excessivo de laxantes;
  • Doenças e situações especificas, como derrame;
  • Problemas no cólon e reto;
  • Problemas na função intestinal.

Combate:

Para combater a obstipação, ou prisão de ventre, é necessária uma mudança na dieta alimentar, ingerindo maior quantidade de água e alimentos ricos em fibras, e naturais, também é preciso realizar exercícios que estimulem o metabolismo, como caminhada e musculação, evitar o stress é muito importante para uma boa melhora.

É importante citar que não se deve tomar remédios sem uma orientação médica, mesmo que sejam remédios naturais, ou laxantes “leves”, pois podem irritar a mucosa da parede intestinal e em grandes doses levam a pessoa a dependência, levando ao consumo de remédios sempre mais fortes.

-Tratamento natural:

Segundo o Farmacêutico e Bioquímico, Dr. Marcos Stern, uma das recomendações de tratamento natural para a prisão de ventre é “tomar chás que estimulem as secreções intestinais e ativem as contrações do trato digestivo, tais como os feitos com Cascará Sagrada, Genciana, raiz de Alface, Ruibarbo, raiz de Sabugueiro e semente de Linhaça”.

Curiosidades:

-Em média, são necessários quantos copos de água por dia?

Uma pessoa normal, bastam de 6 a 8 copos de água por dia.

-Como é um ritmo intestinal normal?

Dependendo da pessoa, e de sua rotina, pode ser considerado normal de três vezes ao dia até três vezes na semana.

– A prisão de ventre ou constipação intestinal é um mal que atinge aproximadamente 15% da população brasileira, cerca de 29 milhões de pessoas,sendo mais freqüente mais freqüente do que a cefaléia e a sinusite.

– A prisão de ventre afeta mais as mulheres do que os homens devido a fatores hormonais e, no caso da gestação, pela compressão do útero sobre o intestino.

– Se não for levado a sério, a prisão de ventre pode causar doenças graves, como hemorróidas e até câncer de cólon.

-Estudo explica que a prisão de ventre ocorre quando pelo menos dois ou mais sintomas são contínuos ou recorrentes nos últimos seis meses, durante pelo menos 12 semanas. São eles: baixa frequência de evacuação (menos de três evacuações por semana); dificuldade evacuatória; fezes retidas e pequena quantidade de fezes; esforço aumentado em mais de 25% das defecações; fezes grumosas ou endurecidas em 25% das defecações; sensação de evacuação incompleta em mais de 25% das defecações; sensação de obstrução ou bloqueio anorretal em mais de 25%; e manobras manuais, digitais ou apoio para facilitar a defecação.

– Segundo o Dr. Evandro uma das formas para prevenir a prisão de ventre, é não ignorar o reflexo evacuatório, para evitar que o intestino fique preguiçoso e assim, haja uma maior absorção de água pelo órgão e mais fezes ressecadas e endurecidas. “Caso a pessoa tenha algum problema em evacuar no trabalho ou em outro lugar, o melhor é se educar e elaborar uma rotina evacuatória pela manhã, onde o reflexo é mais forte e se está em casa, em um lugar calmo, onde normalmente se sente mais segura e possui todas as condições de higiene disponíveis”, afirma.

-Devo procurar um médico?

Qualquer alteração do seu hábito intestinal, por menor que seja, já merece a atenção de um profissional. Sintomas associados como perda de peso, dor abdominal acentuada ou sangramento podem indicar doenças associadas que merecem uma atenção especial, como a diabetes ou doenças relacionadas à tireóide.

Seu médico deverá fazer algumas perguntas para avaliar a necessidade de determinados exames. Exames de Raio- X do intestino chamado enema opaco ou endoscopia dependendo do caso. A endoscopia é um método mais direto, pois pode ser visualizada a superfície do intestino parcialmente através da retossigmoidoscopia ou todo o intestino grosso através da colonoscopia.

O Que é uma endoscopia?


Categorias:Uncategorized
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: