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Qual a atividade física que mais queima calorias?

Essa é uma pergunta aparentemente simples, para uma resposta que não é, nem de longe, simples. Uma aula de spinning queima 700 cal. enquanto uma de natação queima 530! Será ?

Alguns profissionais insistem em elaborar tabelas de gasto calórico. Esta ou aquela modalidade esportiva queima “x” ou “y” de calorias em 1 hora de execução.

Em primeiro lugar não se pode generalizar, o gasto calórico deve ser calculado individualmente de acordo com o perfil de cada individuo, em segundo, os calculos até então utilizados para se chegar a um valor precisam urgentemente de uma revisão.

Diversos aspectos são relevantes para que se saiba quantas calorias um indivíduo queimou em determinada atividade física. Por exemplo: uma pessoa mais jovem queima mais que uma mais velha; um homem queima mais que uma mulher; uma pessoa mais pesada queima mais que uma mais leve; uma pessoa com maior percentual de massa magra queima mais, ou seja, quanto maior a massa muscular, maior será o gasto calórico. Isso sem contar nas condições metabólicas em que se encontra o indivíduo em questão. Se tratar-se, por exemplo, de um atleta experimentado, esse terá adaptações metabólicas distintas, alem de uma capacidade de armazenamento de substratos energéticos maior. Por outro lado, em uma pessoa não tão condicionada ou sedentária as respostas serão completamente diferentes.

Outro exemplo em relação as condições metabólicas, seria de pessoas que encontram-se com o metabolismo mais lento devido a diminuição de sua taxa metabólica em virtude de dietas radicais, com déficit calórico alto, por longos períodos de tempo e excesso de exercício aeróbio. Essas pessoas teriam um gasto calórico bem reduzido.

Mais um aspecto, não menos importante, são as respostas metabólico – hormonais decorrentes da alimentação que antecede os exercícios. Por exemplo, uma refeição rica em carboidratos feita por uma pessoa com uma reação insulinica alta acarretará numa menor mobilização das gorduras, devido a elevação dos níveis de insulina plásmatica e assim implicando num gasto calórico menor. Em contrapartida uma refeição rica em proteínas acarretará numa maior mobilização das gorduras devido a elevação dos níveis de glucagon (hormônio com efeitos antagônicos à insulina).

E ainda tem a questão da intensidade dos exercícios. Uma mesma modalidade esportiva pode ter diferentes intensidades. Uma pessoa pode fazer uma aula de spinning ou natação com intensidade baixa, media ou alta.

Agora me respondam, há como saber quantas calorias cada pessoa queima em cada modalidade esportiva ?

Resumindo, pratique sua ou suas atividades físicas preferidas sempre com a orientação de um profissional qualificado, alimente-se corretamente, também com orientação profissional e não fique se preocupando com tabelas.

Texto: Sergio Sheman.

Fonte: Gym Journal Blog.

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  1. Março 20, 2011 às 16:54

    Achamos ótimo esse post! É interessante enxergarmos nós, os adolescentes, nessa situação. Querendo perder uns quilinhos e com aquele monte de tabelinhas com exercícios, tempo de duração e calorias queimadas a partir dele. Mas nos esquecemos que cada um tem uma condição diferente, tanto de níveis de gordura, metabolismo, alimentação, atividades exercidas durante o dia e outros. Portanto, cada um com seu ritmo, desde que se alimente sempre bem e faça exercícios regularmente pode ter uma vida saudável.
    Ana Alice e Cristina ♥

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